História da Escola

      A Escola Estadual Elcira de Oliveira Coutinho, situada no Bairro Água Branca e que atualmente funciona da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental, foi criada em 12 de novembro de 1973 através do decreto nº 16.030.
     O terreno onde hoje esta construído o prédio da escola foi doado pelos pais de Elcira. Eles queriam prestar uma homenagem a sua filha que sonhava em um dia ser professora. Sonho este que foi interrompido por um trágico acidente ocorrido no dia 03 de outubro de 1968, onde Elcira perdeu a vida, com apenas treze anos de idade.
     Segundo seus pais, havia uma indenização que legalmente tinham o direito de receber. Mas como usufruir  um dinheiro vindo de forma tão triste? De imediato a família o recusou, depois, com a orientação de amigos, perceberam que também não era justo abrir mão desse dinheiro, já que com alguém ele iria ficar. Foi então que surgiu a ideia de usar esse dinheiro para a compra de um terreno que seria doado ao Estado para a construção de uma escola. Como naquela época havia muitas crianças, filhas de famílias bastante humildes e que realmente não tinham condições de estudar em Bacaxá ou em outro lugar, a construção da escola motivou ainda mais os pais de Elcira. Iam dar um pouco do que sua filha teve e não pode aproveitar.
     Todo o processo inicial da construção da escola foi acompanhado bem de perto, pelo pai de Elcira. O zelo e o carinho desse pai, agora continuavam com a outra Elcira que estava nascendo: a Escola Estadual Elcira de Oliveira Coutinho.
     A escola continua crescendo, tanto na quantidade, com mais alunos, funcionários e salas de aula, quanto na qualidade da educação que oferece. Tendo sido Municipalizada em 10 de janeiro de 2006, e sua primeira reforma após a municipalização ocorreu em dezembro de 2008. Em 2011, o prédio da escola foi todo abaixo e construído um novo e grandioso espaço entregue em 2013 nos 40 anos da escola, com quadra poliesportiva, refeitório, sala de recursos especiais, laboratório de informática, laboratório de arte e ciências, sala de leitura, rádio escolar, banheiro para portadores de necessidades especiais, espaço para danças, além de 14 salas de aula, e um ambiente administrativo com Direção, Orientação, Secretaria e Sala de Professores.
     Hoje, é conhecida pela sigla EMEOC, possui além do Blog da Escola Elcira, a mascote Elcirinha, uma banda marcial, o GALE (Grupo de Apoio aos Leitores do Elcira) e o slogan: "Escola Elcira, é mais que educação, é evolução". Podemos atribuir todo esse sucesso ao enorme carinho com que suas diretoras, funcionários e alunos lhe dedicam.
Essa é a nossa Escola Municipalizada Elcira de Oliveira Coutinho.